
QUASE IGUAL AO HOMEM
Será que o homem é capaz de inventar algo mais inteligente do que ele? Essa é a dúvida que aparece quando pensamos na história dos computadores. Tudo começou com uma máquina simples. Mas foi evoluindo tanto, que hoje essa máquina calcula, organiza dados, guarda informação — tudo o que a nossa mente faz, mas com muitíssima mais velocidade e precisão! É praticamente um cérebro eletrônico. E o mais incrível é que quem fez isso tudo foi o homem... Mas ainda bem que os computadores são apenas mais rápidos - a inteligência continua por conta do homem!
E pensar que tudo isso começou com um trambolhão! Vamos ver ...
Primeira geração e segunda geração (até 1964):
Começa aproximadamente a 400 a.C. Quando perceberam que os dedos já não eram suficientes para calcular. Criaram então o Ábaco, instrumento de madeira ou argila com pedras deslizantes e varetas que ajudava nos cálculos.
Depois (1642) Pascal inventou “Pascaline”, uma máquina que só somava e subtraia, mas os cálculos nunca davam certos. Tentando aperfeiçoar, 50 anos depois Charles de Colma, conseguiu criar uma máquina superior que fazia 4 operações.
O desenvolvimento dos computadores que temos hoje se deve ao inglês Charles Babbage (1812). Todos buscavam a maior rapidez na hora de fazer os cálculos, depois de várias criações como o Z3, colossus, chegaram ao Eniac. Este podia calcular a trajetória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos consumindo 160 KW. Fazia 100.000 cálculos simples por segundo.
Em 1952, John Mauchly e Presper Eckert criaram o UNIVAC. Foi utilizado pela primeira vez para prever os resultados de uma eleição presidencial.
Nesta geração aumenta a capacidade de memoria, agilizam-se os meios de entrada e saída e aumenta-se a velocidade de programação.
Terceira e Quarta geração (de 1965 até os dias de hoje):
Depois de 65 a miniaturização das máquinas acentuou-se. As velocidades conseguidas nos computadores de terceira geração são cerca de 100 vezes superiores às dos computadores da segunda geração. Exemplos de alguns modelos mais utilizados no decurso desta geração: o Burroghs 5500, Série CDC 6000, Série IBM 360, UNIVAC 1108, Honeywell 200, Série IBM 370, CDC cyber 70, DEC-PDP 10 e 11, Burroghs 1700.
A partir de 1970 os computadores começaram a surgir no mercado. O computador tornou-se uma ferramenta cada vez mais influente e familiar, possibilitando às pequenas empresas, escolas e cidadão comum adquiri-lo. E fica cada vez comum em nossas vidas... Continuam e continuarão sempre se aperfeiçoando e melhorando.
- Boa amiga, até porque hoje naum conseguimos mais viver sem a tecnologia, sem um computador, um celular, enfim são muitas elas, que simplismente faz a nossa diferença!!!!
ResponderExcluirÉ impossível para nós vivermos sem a tecnologia hj em dia somos dependentes dela.
ResponderExcluirParabéns!
Beijooo
com certeza o que seria das nossas vidas, sem computador, internet e etc... muito bom amiga... adorei... hehehe bjOssssss
ResponderExcluirNos divertimos usando o computador, trabalhamos, nos informamos, nos conectamos com o mundo!
ResponderExcluiré uma porta multifuncional de verdade!
é dificil encontrarmos hoje, quem não use dessa tecnologia que se aprimora cada vez mais!
adorei o post, acompanharei =]
um beijo! (L) TETY!
Realmente hoje não existiriamos sem a tecnologia! Estamos tão acostumados com ela que seria uma granbde falta se não tivessemos mais.
ResponderExcluirBeijoo - Aleee
Boa colocaçao , FAbiola !
ResponderExcluirVoce esta correta , ao afirmar isto , a tecnologia vem sendo o alimento da evolução humana , de uns tempos pra ca quem nao possui um computador, tera dificuldades no trabalho , na faculdade, nos tornamos dependentes deste!
viva tecnologia !
Hoje em dia, somos totalmente dependentes da tecnologia, que sempre está evoluindo
ResponderExcluirParabéns,
Bjs
Fabi seu post sobre a comparação da inteligencia do homen vs maquina muito interessante, A IBM ja quiz testar isso da forma mais brutam, um jogo de xadrez, Gary kasparov, jogou xadrez contra alguns computadores da IBM, duas ele venceu, mais no terceiro modelo a maquina superou a inteligencia do maior xadrezista do mundo e o venceu.
ResponderExcluirSera que as maquinas um dia nao irao nos superar ???
é Fabi ... a tecnologia está em grande parte do que fazemos. Muito legal a comparação com o homem, realmente acho que um dia ela irá nos ultrapassar.
ResponderExcluirPara nós é impossível viver sem a tecnologia, por mais simples ou avançada que ela seja, infelizmente somos dependentes dela. Parabééns pelo post Flor, muito bom!
ResponderExcluirOs computadores evoluiram de tal forma que podemos sim comparar com a evolução humana. Aliás, a cada dia que passa ela nos traz novas tecnologias e funcionalidades...
ResponderExcluirÓtimo post !